Na sexta-feira, dia 31 de Janeiro de 2014, a CERCIFAF promoveu uma abordagem sobre a Europa e os grandes temas da “alma” europeia, focando o Evento nas seguintes dimensões:
No âmbito desta iniciativa três momentos merecem ser destacados:
No conjunto das acções participaram cerca de 200 pessoas, envolvendo colaboradores, clientes dirigentes da Instituição, convidados locais e regionais e outras personalidades.
Depois da visita aos trabalhos realizados pelos jovens nos diversos Atelieres, os convidados assistiram ao desfilar das 28 bandeiras sob o Hino da Europa seguindo-se um Bailado apresentado pelo GEDRAC-Grupo de Expressão Dramática e Corporal da CERCIFAF.
Na abertura para o Debate foi passado um pequeno filme sobre a “alma da CERCIFAF” revelada nos rostos, nos sorrisos e nas aprendizagens de muitos daqueles que actualmente são apoiados pela Instituição.
A mesa foi constituída pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fafe – Dr. Raul Cunha, o Director Regional do Norte do IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Manuel Dias Barros; o Gestor do Centro Europe Direct de Ponte de Lima – Engº Abraão Veloso, e a CERCIFAF representada pelo seu Vice-presidente Dr. Luís Roque.
Estiveram também presentes o vereador municipal da cultura, desporto e juventude, Dr. Miguel Pompeu; o Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto; o Dr. Mário Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência; Dr. Luís Silva, responsável do Centro de Emprego e Formação de Fafe, vários responsáveis de IPSS’s e Coletividades locais, representantes dos órgãos de comunicação social, entre outros.
Associando-se à iniciativa, o Presidente da Edilidade fafense dignou-se fazer as honras de acolhimento de todos os convidados e louvou a iniciativa da CERCIFAF reiterando a disponibilidade da Autarquia fafense para apoiar a consolidação do meritório trabalho que a Instituição há trinta e cinco anos realiza. Por sua vez, o responsável regional do IPDJ, Dr. Manuel Barros, salientou a ligação que vem mantendo com a CERCIFAF no sentido de dar corpo a um importante projecto na área do desporto adaptado e que visa potenciar a capacidade instalada para servir como um amplo recurso para a prática desportiva na região. Finalmente, o Eurodeputado evidenciou as linhas mestras do agora designado QEC-Quadro Europeu Comum, centrando a sua atenção nos desafios e oportunidades que se abrem neste período até 2020. Como ideia central, evidenciou a necessidade de as Organizações saberem aproveitar essas oportunidades (que serão múltiplas e variadas), mas têm pela frente o desafio de pensar em projectos de interesse comum e relevantes para as comunidades; investir em factores de sustentabilidade e em projectos estruturantes; serem capazes de definir bem os objetivos e apresentar resultados congruentes.
Respondeu a várias perguntas de interesse geral, clarificando e dando exemplos elucidativos sobre a relação que deve existir entre as organizações no terreno e as entidades nacionais e regionais. No seu estilo direto e pragmático, apelou ao trabalho sério de preparação e mostrou-se disponível para colaborar com as diversas iniciativas que lhe sejam endereçadas.
No final referindo-se à CERCIFAF disse “…Na caminhada da vida ninguém pode ficar para trás. Na comunidade da CERCIFAF - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe - vivi momentos únicos, fantásticos, emocionantes, repletos de grande calor humano. Constatei a grande alma, o enorme e extraordinário profissionalismo, a competência e qualidade de uma instituição exemplar e pioneira na inclusão e no bem fazer pelos outros. Mais uma vez se prova que vale a pena investir na inclusão, ou seja, nas pessoas.”
De modo geral, todos os convidados enalteceram a oportunidade de realização e a qualidade do evento, salientando a necessidade de se aumentar a informação sobre a União Europeia para que seja construído o caminho da igualdade e para promover a coesão das culturas e dos povos.
Finalmente, o Dr. Luís Roque tomou a palavra para agradecer a presença de todos os participantes e convidados, salientando que nesta sessão terá ficado evidenciada a “alma” que a CERCIFAF cultiva, singularmente patente na demonstração de todas as atividades realizadas pelas pessoas com deficiências, mas considerou que é importante vincar na ideia de coesão uma “Europa com alma” onde todos os cidadãos possam ter voz e sentirem-se representados, dando mais conteúdo à realidade da União Europeia.
Belarmino Costa
Reporte Fotográfico
| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |