Ministro do Trabalho e Segurança Social inaugurou o novo Lar Residencial da CERCIFAF

"Em 24 de Abril de 2009 o Ministro do Trabalho e Segurança Social deslocou-se a Fafe para presidir à sessão solene da inauguração do novo Lar Residencial da Cercifaf. Trata-se de um edifício bonito, bem localizado e arejado, que o Senhor Ministro inaugurou, no âmbito do programa Pares.
Foi feita a visita às magnificas instalações e no final decoreu a Sessão Solene. Usaram da palavra, o Presidente da Direcção da Cercifaf, Dr. Lino Barros Silva, que depois de relembrar as sucessivas visitas do Dr. Vieira da Silva à Cercifaf, disse:

"A Estrutura Residencial que hoje inauguramos, destina-se aos utentes sem retaguarda familiar."

O projecto deste Lar Residencial assenta na ideia mestra de, num edifício de estrutura única, construir quatro espaços com relativa autonomia, potenciando uma.maior responsabilização na sua gestão diária e a diversificação das respostas de acolhimento oferecidas aos diferenciados utilizadores, designadamente em razão da sua idade, sexo, e tipo e grau de deficiência.

A resposta que propomos permitirá "individualizar" a vida dos utentes em quatro grupos com características determinadas, afastando-nos do conceito da gestão global de um Lar Residencial tradicional.
Previsto para 20 utentes, pretende responder a necessidades concretas, actuais e futuras, equacionando, por antecipação, a resolução de muitas das dificuldades que emanam de diversos factores decorrentes das características comportamentais próprias desta população. Aliás, serão exactamente as problemáticas particulares dos utentes que irão determinar o seu agrupamento nesta Estrutura Residencial.
Esta Estrutura Residencial enriquece também o Município de Eafe, na medida em que se criou um equipamento que aumenta a oferta de respostas sociais imprescindíveis ao quotidiano de uma população extremamente carenciada.
Dignifica também a comunidade onde estamos inseridos, por saber que os seus cidadãos mais desfavorecidos dispõem de condições que favorecem a sua dignidade e qualidade de vida.
Engrandece a nossa Instituição, pela possibilidade que nos concede de devolver à sociedade o valor da nossa intervenção na área da deficiência e solidariedade social, t|iie são o fundamento e a razão da existência de uma organização como a nossa.
É pois, por uma questão da mais elementar justiça que nos permitimos destacar o grande benfeitor e Sócio Benemérito da CERCIFAF, Senhor José Albertino Silva e bem assim o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Senhor Dr. José Ribeiro.
Numa fase crucial da decisão para a prossecução deste projecto, foi importante e decisivo ouvir promessas de apoio vindas destes dois grandes Amigos da nossa instituição.
Atribuíram-nos, cada um deles, a ajuda financeira de € 300.000,00.
A inauguração desta estrutura é para nós a melhor forma de festejar Abril. A presença de V. Ex.a nesta cerimónia confere-lhe a dignidade que as pessoas com deficiências e incapacidades merecem e justificam."

Seguiu-se o discurso do senhor Presidente da Câmara que agradeceu a visita do senhor Ministro e agradeceu à Cercifaf a integração desta inauguração no 25 de Abril.
E que o equipamento concretiza a igualdade de oportunidades e mais justiça social e é também um símbolo do 25 de Abril. Disse ainda, para além do mais, que a Cercifaf é uma instituição que nos orgulha muito e que é uma referência em Fafe, no Distrito e no país.

Encerrou o Ministro, Vieira da Silva, que partilhou com a Cercifaf o novo equipamento e a nova estrutura residencial e que a prioridade do Governo são as unidades residenciais, sem rectaguarda familiar. E que a obra foi concebida inteligentemente, com a dimensão de apoio à família e é um novo caminho que se começa a construir.
E concluiu: "Foi com o 25 de Abril que as instituições da sociedade civil, que impulsionaram esta viragem, pelo que é esta obra um filho de Abril, através de políticas de inclusão das pessoas com deficiência".

in Povo de Fafe, 30 de Abril de 2009, p. 10.

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |