Visita de Estudo - Batalha

Foto

No dia 28 de Setembro, a convite do Centro Europe Direct de Ponte do Lima (Os Centros de Informação Europe Direct são serviços de informação europeia, dirigidos ao público em geral que, atuando a um nível local e regional, se propõem como intermediários entre os cidadãos europeus e a União Europeia), utentes do Lar Residencial da CERCIFAF visitaram o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e desfrutaram de um almoço convívio com o Sr. Presidente da Câmara e com outros jovens cegos e surdos de diferentes estabelecimentos de ensino, acompanhados pelos respetivos professores. Puderam também fazer uma visita guiada pelo Parque Eco Sensorial e Centro de Interpretação de Pia do Urso.

Na visita ao Museu os jovens ficaram surpreendidos com a tecnologia aplicada, para dar a possibilidade aos cegos de “verem”, embora de forma diferente. “Para nós é fácil, pois olhamos e vemos! Para eles é preciso muito material…a bengala, aparelhos para ouvir e têm de mexer em tudo” (Marco - CERCIFAF).

Relativamente ao Parque Eco sensorial da Pia do Urso, a exploração que fizeram de todas as atividades encontradas durante o percurso, constituiu não só um momento de aprendizagem como de divertimento para todos.

Para além do usufruto dos direitos de cidadania, as pessoas com deficiência - como todas as outras que visitavam os mesmos locais - gostaram imenso desta visita que classificaram de bastante positiva, não só porque lhes permitiu desenvolver a sociabilidade de cada um, como também de respeito recíproco entre pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência, como a nossa Helena que sendo surda, teve a oportunidade de conviver de uma forma muito absorvente com pessoas com a mesma patologia.

Sara Ferreira


Reporte Fotográfico

Foto
Foto   Foto
Foto   Foto
Foto   Foto
Foto   Foto
Foto   Foto
Foto   Foto

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |